Pesquisar neste blogue

17.11.09

S. Martinho

Diálogo entre vizinhos
Provérbios populares

­­­­­-Bom dia, compadre …
-Bom dia, como tem passado? Estamos quase no São Martinho, já viu isto, compadre Joaquim?
-É verdade, está na altura de matar o meu porquinho.
-Pois, vizinho o seu porquinho está bem gordinho…Eu este ano não engordei nenhum bacorinho!
-A minha Maria foi à vila comprar umas castanhitas!
-A minha Felismina anda a plantar o cebolinho, está mesmo no tempo…
A ti Maria vinha chegando ao pé dos compadres e pensou cá para ela:
-Já o meu vem nascendo, ainda ela vai plantar o dela!...Oh, valha-me Deus!
-Escutem-me lá, já sabem da novidade? O Manuel da adega já abriu as pipas do vinho novo.- Disse ela.
-Olha, já temos água-pé para as castanhas, boa…
-Ora, temos que ir provar e comprar.
-É verdade compadre, então se temos porquinhos, castanhas e vinho, o melhor que a gente faz é organizar um festejo… Convidamos os vizinhos e fazemos o Magusto.
-Bela ideia, juntamo-nos no dia 11 de Novembro e festejamos o São Martinho.
-Está combinado… Até lá, então!

3º 4º Anos

Sem comentários:

Enviar um comentário